Dicas de insumos que você precisa ter na assistência técnica

Garantir a qualidade e estoque suficiente de insumos para assistência técnica é crucial para o sucesso do negócio. Afinal, como podemos realizar os serviços sem as peças necessárias?

Assim como em qualquer ramo, é muito importante ter um bom planejamento dos recursos e contar com parceiros estratégicos.

Por isso, neste artigo você confere dicas práticas para fazer o controle de insumos para assistência técnica!

Os principais insumos para assistência técnica

Há diversos produtos e várias opções para cada um deles que podemos precisar no dia a dia. Na maioria dos casos, os principais insumos para assistência técnica são:

  • Cola b7000;
  • Placas, conectores, tampas, vidros, telas, baterias, etc;
  • Álcool isopropílico;
  • Fio de aço;
  • Estanho para solda;
  • Entre outros.

Lembrando que, dependendo dos serviços e modelos de aparelhos que serão atendidos, poderá ser necessário investir em alguns equipamentos, ferramentas e insumos mais específicos. Para isso, não esqueça de conferir a documentação do fabricante para tirar a dúvida.

Ademais, é muito importante que sua assistência tenha um sistema de controle dos pedidos. Esse sistema precisa ser capaz de te informar quais são os modelos de aparelhos e peças com maior demanda.

Com esses dados em mãos, você poderá controlar o estoque de cada item da melhor maneira, garantindo que os serviços com maior demanda não sofram com falta de insumos.

Sua assistência também poderá aproveitar de melhores condições ao comprar em volumes maiores, além de evitar perder tempo esperando peças chegarem e frustrar seus clientes com os atrasos.

Equipamentos e ferramentas que não podem faltar na bancada do técnico

Para sua equipe técnica trabalhar com máximo de produtividade e entregar serviços de excelência, é essencial que a bancada conte com equipamentos como:

  1. Estação de retrabalho e de solda
  2. Fonte de alimentação
  3. Kit de chaves de precisão
  4. Luva e manta antiestática
  5. Multímetro digital
  6. Grampo multiuso e pinças
  7. Separadora LCD Touch de Sucção a vácuo
  8. Suporte para fixação de placa ajustável

Esses equipamentos e ferramentas são essenciais para realizar troca de vidro e manutenção em geral. Ao contar com produtos de qualidade, seu time será muito mais produtivo, ou seja, poderá atender mais aparelhos por mês, aumentando seu faturamento!

Apesar de não precisarem de um novo equipamento ou ferramenta com frequência, não deixe de monitorar o estado de conservação desses itens. Assim, você aumenta a vida útil dos equipamentos e, quando precisar de um novo, poderá comprar com antecedência, evitando que seus técnicos fiquem sem ferramentas ou máquinas para trabalharem.

Por que é tão importante a gestão de estoque dos insumos para assistência técnica? 

Um dos grandes vilões da assistência técnica lucrativa é, sem dúvidas, a quantidade de retrabalhos que os técnicos precisam realizar, que podem acontecer pela falta de gestão do estoque, que causa problemas com:

  • Ferramentas inadequadas;
  • Insumos e componentes de baixa qualidade;
  • Problemas ou falta de equipamentos;
  • Falta de insumos para finalização do serviço.

Contar com um fornecedor de confiança e qualidade também é importante para a sua assistência não precisar se preocupar com problemas de estoque! Assim, sua equipe pode focar em realizar o trabalho com muito mais rapidez e qualidade.

Para melhorar sua gestão de estoque é importante investir em sistemas informatizados. Assim, toda sua equipe poderá trocar informações com mais facilidade. 

Por exemplo, os técnicos podem informar as peças usadas no serviço que o sistema atualiza automaticamente a quantidade disponível no estoque. Caso a quantidade em estoque fique muito baixa, sua equipe administrativa recebe um alerta para fazer uma nova compra!

Há muitas opções de sistemas de gestão no mercado. Vale a pena tirar um tempo da sua rotina para pesquisar e avaliar o melhor sistema para o seu negócio, pois ele fará uma enorme diferença na sua produtividade e lucratividade!

Como garantir a qualidade do serviço e economizar na compra de estoque na sua assistência técnica?

Por fim, é importante destacar que não basta apenas ter insumos para assistência técnica, se eles forem de baixa qualidade. Ao preferir preço em vez de qualidade, seu negócio poderá ter um grande número de reclamações, retrabalhos e desperdícios de material — ou seja, prejuízo!

O mesmo vale para os seus equipamentos e ferramentas, tão essenciais para seu trabalho. No caso das máquinas, não compre nada sem garantia e nota fiscal. Assim, se der algum problema, você estará protegido e não ficará no prejuízo.

Enfim, para realmente acertar nas escolhas dos equipamentos para iniciar sua assistência técnica, é muito importante contar com um fornecedor de confiança. Com o parceiro certo, você tem a segurança de estar adquirindo produtos de ótima qualidade, com garantias e nas melhores condições.

É por isso que o Brasil inteiro conta com a Xinabi Cell. Aqui é o lugar para você encontrar tudo para sua assistência técnica bombar! Conheça nossas ofertas em nossa loja online ou visite-nos na Rua Barão de Duprat, 315, loja 26, São Paulo, SP.